Quando ir para Foz do Iguaçu? Qual é a Melhor Época para Viajar?

Se você está pensando e tentando decidir quando ir para Foz do Iguaçu, acaba de encontrar o melhor conteúdo na internet para responder todas as suas dúvidas!

Que o Brasil é repleto de incontáveis maravilhas naturais, disso todos nós sabemos.

O país é uma verdadeira obra de arte composta pela fauna e pela flora presentes em seus biomas. E, se eu pudesse escolher um, entre tantos outros lugares que represente melhor toda essa imponência natural, escolheria facilmente Foz do Iguaçu.

O município do estado do Paraná, situado na região Oeste do país, é muito lembrado por ser uma tríplice fronteira, que faz ponte entre os países Brasil, Paraguai e Argentina. Mas se engana quem pensa que essa é a principal característica da região.

O município tem as mais belas e volumosas cataratas do país. Consequentemente, os turistas nacionais e internacionais estão sempre interessados em suas belezas.

Só para que você tenha uma ideia, Foz do Iguaçu ocupa a 7ª colocação no ranking criado pela Decolar como destino mais procurado pelos turistas brasileiros no ano de 2020.

E se você chegou a este humilde guia de viagem, significa que você também faz parte desta grande parcela de pessoas que pretendem ir à Foz do Iguaçu.

Por isso, separei aqui algumas particularidades bem interessantes sobre a região que o ajudarão a descobrir qual é a melhor época, de acordo com os seus planos, e quais são os principais pontos turísticos que você deve conhecer ao visitar o local.

Vamos lá?

O clima em Foz do Iguaçu

Se você realmente deseja ir à Foz do Iguaçu, este é um dos pontos-chave que você precisa saber sobre o local. Afinal, é aqui que você começará a traçar seus planos de viagem.

Foz do Iguaçu, independente da estação, é um lugar consideravelmente quente, mas o que de fato fará a diferença na hora de escolher a sua viagem é saber sobre os pontos principais de cada época na região.

Primavera e verão em Foz do Iguaçu

Caracterizados por serem meses com um grande volume de chuvas e de bastante calor, os meses de outubro a março são considerados meses de grande umidade.

Portanto, os pontos fortes ao visitar Foz do Iguaçu nesses meses são:

  • Vazão das águas ocorrem em um volume maior, por isso, as cataratas estarão mais vistosas e imponentes do que nunca;
  • Por conta das altas temperaturas, que podem chegar a até 30 °C, se torna muito mais agradável fazer uma visita às cataratas (já que você vai se molhar bastante durante o passeio). Ah, e não se esqueça de levar roupas secas para que você possa se trocar assim que sair do passeio;
  • Em períodos de muitas chuvas, as comportas da Usina Hidrelétrica de Itaipu são abertas, deixando a visita bem mais legal. O único ponto ruim é que você não conseguirá ter uma visão tão nítida da Garganta do Diabo, mas nada que estrague a experiência.

Outono e inverno em Foz do Iguaçu

Por serem estações mais amenas, o clima é considerado seco e mais frio nos meses que se seguem de abril a setembro. O clima é ainda mais seco e frio nos meses de junho, julho e agosto.

No entanto, durante o dia, há uma amplitude térmica considerável, fazendo com que os termômetros marquem até 25 °C.

Sendo assim, as principais vantagens que você obterá ao visitar Foz do Iguaçu nessa época são:

  • Por contarem com menos volumes de chuva, as cataratas tendem a ter menos vazão, mas não se preocupe, pois isso não afetará em nada a sua experiência, a menos que a região passe por um período de secas extremas;
  • Águas mais vívidas, com tons mais cristalinos, devido às chuvas que levaram embora os sedimentos.

O único ponto negativo de ir à Foz do Iguaçu nessa época é o frio, decorrente dos dias sem a presença do sol.

Mas, caso esse não seja um problema para você (afinal, tem muita gente que gosta de um clima mais fresquinho), a cidade lhe dará as Boas-vindas para que você possa desfrutar de seus encantadores passeios.

Quais as melhores épocas para ir à Foz do Iguaçu?

Agora que você já tem uma breve noção sobre a questão das estações e como elas impactam diretamente o clima dos meses citados acima, chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre outras questões importantes que você deverá considerar antes de fazer a sua viagem.

Vamos, em seguida, abordar detalhes sobre as épocas de alta e baixa temporada.

Período de alta temporada em Foz do Iguaçu

Como qualquer outro ponto turístico, Foz do Iguaçu tem um grande fluxo de visitantes em períodos já bastante conhecidos por entre as pessoas, tais como épocas de férias escolares, Carnaval, feriados prolongados e durante as festas de fim de ano, por exemplo.

Caso você fique receoso por visitar a cidade durante as férias de verão, onde as chuvas são predominantes, não se preocupe.

A cidade de Foz do Iguaçu se mostrará bem versátil quando o assunto é clima, e você não precisará abrir mão da sua viagem, apenas precisará adiar algumas opções de passeio, momentaneamente.

Período de baixa temporada em Foz do Iguaçu

A baixa temporada de Foz do Iguaçu é ideal para as pessoas que não abrem mão de uma viagem mais tranquila e para aqueles que não querem (ou não podem) gastar muito durante esse período de lazer.

A baixa temporada é correspondente aos meses de março a junho, com exceção de feriados como a Páscoa, que podem atrair vários visitantes de todo o Brasil.

O que fazer em Foz do Iguaçu?

Agora sim!

Você fez todas as suas anotações, pesquisou com afinco todos esses fatores listados acima. E agora?

Agora, chegou a hora de você conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Vamos falar sobre eles e dar dicas das melhores épocas para aproveitar cada passeio da melhor maneira possível.

Cataratas do Iguaçu

Claro que não poderia ser diferente: começaremos com uma das mais famosas quedas d’água da América Latina, e com certeza, a principal atração da localidade.

As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas d’água situadas no rio Iguaçu, que fica localizado no Parque do Rio Iguaçu, ou Parque Nacional Iguazú quando do lado argentino, pertencente à região de Misiones, na Argentina.

As Cataratas do Iguaçu são um dos pontos mais procurados pelos turistas do mundo inteiro, e um dos principais cartões-postais do Brasil.

Nos meses de abril e novembro, sua visita será melhor aproveitada. Isso porque, nesses meses, não chove muito, mas nos meses anteriores (março e outubro) choveu. Assim, as cataratas estarão com um ótimo volume de águas, tornando sua visita mais inesquecível ainda.

Garganta do Diabo

Considerada a queda mais volumosa de Foz do Iguaçu, a Garganta do Diabo tem 150 metros de largura e 80 metros de altura. Seu formato peculiar se assemelha muito à letra “U”.

Uma curiosidade bastante interessante sobre a queda d’água é que ela tem, aproximadamente, 130 milhões de anos. Ela se formou devido a eventos vulcânicos que aconteciam na região.

Em relação à melhor época para visitar a Garganta do Diabo, a resposta é: o ano todo.

Mas, fica uma dica importante: evite as épocas chuvosas que tornam a trilha mais escorregadia e perigosa.

Passeio de helicóptero

Essa dica em especial vai para as pessoas que querem observar toda a beleza de Foz do Iguaçu de uma vista privilegiada.

Com os passeios de helicópteros você terá a oportunidade de ver todo o espetáculo oferecido pelas belas cataratas que compõem a beleza do local.

Claro, o passeio não é nada barato e você só terá poucos minutos de voo, o que pode acabar não compensando se você for pensando em economizar. Mas, se você pretende deixar os altos preços de lado para aproveitar essa experiência magnífica, vá fundo!

Em relação à melhor época do ano, recomendamos os períodos não chuvosos.

Quando chove, as águas ficam com uma cor mais avermelhada, um aspecto barrento, o que pode não render fotos tão incríveis.

Além disso, se você estiver por lá em um dia de muita chuva, corre o risco de ter o passeio cancelado por questões de segurança. Então, planeje-se bem!

Mega Rock

O Mega Rock é um festival anual que acontece em Foz do Iguaçu. Se essa for a sua praia, pode ser interessante marcar sua viagem com base na agenda do evento que reúne bandas locais, atrações nacionais e internacionais.

Em 2020, o evento aconteceu no mês de julho.

Pesquise os canais locais de imprensa e os sites especializados para se informar sobre novas edições!

Feira Internacional do Livro

É no município de Foz do Iguaçu que acontece a Feira Internacional do Livro, anteriormente denominada Salão do Livro.

O evento, que já atraiu mais de 60 mil pessoas e faz sucesso há anos, deve receber novas datas de realização em breve.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, passamos por incertezas em relação à realização da Feira Internacional do Livro, mas recentemente a Câmara dos Vereadores trouxe o assunto à tona novamente.

Em 2021, o evento está previsto para ocorrer em novembro.

Todavia, se esse é um evento que desperta seu interesse, vale a pena conferir as informações antes de marcar sua viagem.

E aí, decidiu quando ir para Foz do Iguaçu?

Independente da época que você decida visitar Foz do Iguaçu, não esqueça que o principal cuidado que você deverá tomar a partir de agora é reservar um bom tempo para aprofundar a sua pesquisa sobre os fatores que influenciarão diretamente na experiência que você pretende absorver na região.

Além disso, você não pode deixar de fazer suas reservas com certa antecedência e, principalmente, levar um volume considerável de roupas, afinal, você se verá em uma situação em que precisará trocá-las com bastante frequência.

Faça agora mesmo suas malas e boa viagem!