Mesquita de Foz do Iguaçu: Conhecendo a Famosa Mesquita Omar Ibn Al-Khatab

A Mesquita de Foz do Iguaçu é um dos símbolos da multietnicidade do principal destino de origem do Estado do Paraná. Foz do Iguaçu é casa de diversas tribos, várias religiões que se encontram e convivem em harmonia no mesmo espaço.

Além desta famosa obra dedicada à cultura islâmica, Foz do Iguaçu também é palco para a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe e o Templo Budista. Todos esses locais são abertos à visitação do público.

No entanto, a Mesquita de Foz do Iguaçu, sem dúvida, é a que mais se destaca devido ao projeto arquitetônico. Ela é considerada referência mundial de obra islâmica e, por isso, atrai turistas de diversas regiões do planeta.

Ela só é menos visitada que as Cataratas do Iguaçu e a Usina Binacional de Itaipu.

Se você não conhecia esse ponto turístico da cidade, prepare-se para incluí-lo em seus passeios, pois vale muito a pena. O lado externo é interessante, mas há outros atrativos dentro da mesquita.

Saiba mais detalhes para aproveitar essa oportunidade de conhecer melhor os muçulmanos.

Localização

Onde fica?

M. Omar Ibn Al-Khatab: Rua Meca, 599 – Foz do Iguaçu/PR.

Lugares próximos

  • Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu;
  • Parque Lago Monjolo.

As atrações da Mesquita de Foz do Iguaçu (Mesquita Omar Ibn Al-Khatab)

Talvez pense que esse papo de arquitetura só é interessante para arquitetos, como é o caso de muitas construções em São Paulo, por exemplo.

Mas o caso dessa mesquita difere porque ela é inspirada em uma técnica, em uma cultura completamente diferente da que inspirou o estilo brasileiro. Por isso, suas formas são motivo de visitação e capazes de fascinar do leigo a profissionais da área.

Vale também destacar os adereços e inscrições em árabe que marcam o interior da mesquita, entre outros detalhes típicos da cultura islâmica.

O local conta também com um Centro de Recepções de Visitantes, construído devido ao grande número de turistas que passou a frequentar o lugar. Esse espaço foi pensado para incentivar eventos culturais e demonstrar dessa forma a hospitalidade dos muçulmanos.

Veja mais detalhes dessas atrações da Mesquita de Foz do Iguaçu.

Arquitetura inspirada

O que faz da arquitetura da Mesquita de Foz do Iguaçu se diferenciar entre a maioria das construções de templos do Brasil é a inspiração em monumentos do islã. No caso, no segundo maior centro da religião muçulmana: a mesquita de Jerusalém Al-Aqsa.

A mesquita foi construída em uma área de 600m2. O formato da construção é octogonal e tem uma abóbada de 400 m2. Graças aos seus minaretes de 15 metros de altura cada é possível ver o templo em quase todos os cantos da cidade.

É uma das maiores mesquitas do mundo e referência mundial de construção islâmica.

Conforto e harmonia árabes

Já no lado interno do templo, as visitas se deparam com inscrições topográficas em árabe pelas paredes e diversos arabescos típicos da religião muçulmana.

Os vitrais que decoram o espaço e ficam logo na entrada são eximiamente trabalhados e ricamente coloridos. Um trabalho soberbo que costuma prender a atenção dos visitantes por alguns minutos.

O chão da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab é coberto por um lindo tapete azul belamente ilustrado com vistosos arcos e colunas, formas frequentemente vistas em construções árabes.

A história da Mesquita de Foz do Iguaçu

Talvez esteja se perguntando qual é a história por trás da Mesquita Omar Ibn-Al.

Como uma construção dessa magnitude e de uma religião com tão pouca representatividade no Brasil conseguiu erguer esse feito e torná-lo um dos principais pontos turísticos da cidade, fazer parte dos cartões postais de Foz do Iguaçu?

Essa façanha se explica pelo fato da cidade paranaense ter forte presença muçulmana para os padrões dessa religião no Brasil.

A comunidade é ativa e, no começo dos anos 1980, 50 famílias muçulmanas se uniram em torno de um projeto: erguer uma das maiores mesquitas do mundo, um local de orações adequado e pudesse reunir a comunidade.

Esse projeto acabou se tornando a Mesquita de Foz do Iguaçu. Ela foi construída em 1 ano e 6 meses, inaugurada em meados de 1983.

Ela foi batizada de Mesquita Omar Ibn Al-Khattab como uma homenagem a um dos maiores símbolos de piedade e predestinação da cultura islâmica.

Sobre a visita à Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

O templo está aberto para visita de segunda a sábado em horário comercial. A entrada é gratuita.

Contudo, as visitas à Mesquita de Omar Ibn Al-Khatab precisam seguir algumas regras para evitar mal-estar.

A visita entra em um local sagrado e precisa respeitar práticas, comportamentos e tradições da fé islâmica.

Por exemplo, não é permitido entrar com certos tipos de roupa. Para as mulheres, o exigido são calças ou saias longas que cubram as pernas por inteiro. É obrigatório, para as mulheres, uso de véu.

Já para os homens, a indumentária exigida são calças ou bermuda, mas abaixo do joelho.

Além disso, há também restrições para fotografar determinadas partes, quadros e torres.

O passeio dura em torno de 30 minutos.

Portanto, elabore seu roteiro e prepare-se para conhecer a Mesquita de Foz do Iguaçu. Boa viagem!