Iguassu Secret Falls Vale a Pena? Tudo o que você Precisa Saber!

As Cataratas de Iguaçu são o ponto turístico mais famoso de Foz do Iguaçu e do Brasil. A cidade é base para visualizar as centenas de cascatas que as compõem. Contudo, Foz do Iguaçu reserva outras cachoeiras naturais, ricas em beleza, que nem os próprios moradores da região conhecem. Estamos falando do Iguassu Secret Falls – em tradução livre, “Cataratas secretas do Iguaçu”.

Mas, esse desconhecimento, aliado aos muitos holofotes nas cataratas mais famosas da região, inspiraram um projeto de turismo que vem conquistando notoriedade mesmo em período de crise.

De fato é um nome apropriado, por sua proposta ser exatamente essa: proporcionar um passeio de descoberta para turistas e moradores da região.

Portanto, usufruindo dos serviços do Iguassu Secret Falls, o visitante tem acesso a um tour que percorre 10 cachoeiras que são um verdadeiro espetáculo. Muitas delas estão completamente fora do radar da maioria dos turistas.

O passeio tem transporte garantido para cada ponto turístico, sessões para banhos nas incríveis hidromassagens naturais e paradas para almoço.

Curtiu até aqui? Então prepare-se para saber tudo o que precisa para garantir bons passeios e experiências inesquecíveis.

Localização

Onde fica?

R. Manêncio Martins, 21 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu – PR.

As principais atrações do Iguassu Secret Falls

Tour em 10 cachoeiras de beleza exuberante, em meio a vegetação de mata natural e grande diversidade ecológica. Algumas delas são abertas ao público, mas há outras que são de propriedade privada.

Ao longo de um dia de expedição, percorre-se o circuito de cachoeiras divididas em 4 trilhas diferentes. Somadas, elas chegam a 4 km.

Para os turistas, o translado ocorre desde os hotéis. Inclusive é possível contratar o serviço do Iguassu Secret Falls nos locais de hospedagem. Contudo, é recomendado que as reservas sejam feitas com antecedência.

Para os moradores do local, o ponto de partida ocorre no Shopping Catuaí.

Após explicação de todos os detalhes sobre o passeio, os turistas embarcam em uma van rumo à primeira aventura do passeio.

Clima de aventura na natureza

O tour Iguassu Secret Falls proporciona um misto de aventura com relaxamento. Afinal, as atrações estão localizadas no interior de mata exuberante repleta de vegetação exótica e rios.

E os sons dos rios e das cachoeiras não demoram a se sobrepor aos passos sobre as folhas e inserir o visitante cada vez mais no clima bucólico desconectado da cidade.

Aliás, é recomendável se desconectar também dos dispositivos móveis para captar esse clima e não perder nenhum detalhe. Afinal, o passeio e a aventura vão perder completamente o sentido dessa forma.

No entanto, será inevitável, em algum momento, sacar o celular para registrar belas paisagens que às vezes somente a natureza pode proporcionar.

Trilhas a pé e de bike

Os passeios, as trilhas, podem ser feitas a pé ou de bicicleta, mas todos os visitantes têm direito a transporte de van para se deslocarem para cada cachoeira. Muitas são próximas umas das outras, mas outras nem tanto.

Banhos refrescantes em quedas d’água naturais

Há paradas entre os passeios para os turistas aproveitarem as águas. No entanto, nem todas as cachoeiras são livres para banho.

Almoços em restaurantes de referência

A aventura por entre as trilhas também conta com paradas obrigatórias, no horário comercial, para refeições em famosos restaurantes próximos à região das cachoeiras.

Instrutores gente fina

O tour é conduzido por instrutores com larga experiência na região e em chefiar expedições de passeios envolvendo turistas.

Nas avaliações em sites como o TripAdvisor, por exemplo, os instrutores costumam se destacar pelo nível de atendimento e profissionalismo.

Além disso, a maioria é bilíngue, o que facilita o passeio para estrangeiros com domínio em inglês e espanhol.

Conhecendo as cataratas secretas de Foz do Iguaçu

O tour do Iguassu Secret Falls é composto por 10 cachoeiras, 4 trilhas e restaurantes famosos.

Assim, veja as principais atrações a seguir e saiba quais belezas e experiências te esperam em meio às cataratas.

Cachoeira do Carimã

Localizada no rio Tamanduá, é uma das cachoeiras com maior volume d’água. Contudo, o porte da queda é médio e a trilha para chegar ao local é simples.

Sem dúvida, é um ótimo local para o primeiro banho do tour Iguassu Secret Falls. É um ambiente tranquilo, com boa incidência de sol, águas claras e refrescantes.

Porém, tenha apenas cuidado com as pedras sobre as rochas na barranca do rio.

Cachoeira do Índio

A experiência do Iguassu Secret Falls segue com a Cachoeira do Índio situada nas dependências de uma propriedade privada.

O rio que forma a queda de água começa e termina dentro dessa propriedade. Por isso é um lugar tido como secreto para a maioria dos turistas, pois não é aberto ao público.

Dessa forma, a trilha para chegar até o local não é complicada, contudo, o trajeto é mais longo.

Por último, a Cachoeira do Índio é repleta de cascatas que oferecem bons banhos e está rodeada por grande diversidade de árvores que se destacam com suas formas singulares e vegetação marcante.

Restaurante Barracão

O passeio Iguassu Secret Falls fornece várias opções de almoço para aqueles que contratam o passeio completo, pois há pacotes de meio período.

Dentre as opções fornecidas, uma próxima do rio Tamanduá é o Restaurante Barracão, tradicional restaurante conhecido por preparar diariamente pratos classificados como “comida de fazenda”.

A culinária mineira é o forte do estabelecimento, o que explica o toque de fazenda que caracteriza os seus pratos. São 30 opções diferentes, preparadas a fogão a lenha. Acompanham a fartura 10 tipos de saladas e 7 sobremesas.

O espaço ainda oferece playground para as crianças e área de descanso entre árvores. Opções e diversão para toda a família!

Cachoeira Trilha da Onça

O passeio pelo Iguassu Secret Falls segue viagem pela Trilha da Onça. É o percurso mais longo e difícil. Alguns de seus trechos são desafiadores, mas o esforço é recompensado no final.

A visita rende acesso a banheiras naturais que só um lugar como Foz do Iguaçu pode oferecer. Elas ficam localizadas à beira do Rio Iguaçu e têm queda de água com 18 metros de altura.

Um verdadeiro espetáculo em meio a mata. Contemplar a pujança e força das cachoeiras é uma experiência indescritível.

Cantina Dona Elvira

Outra opção de restaurante é a Cantina Dona Elvira.

Um local simples e aconchegante. Sua especialidade também é comida caseira. Oferece pratos como lasanha de frango, canelone, rondelli de carne, entre diversas opções de dar água na boca.

Cantina da Bea

Outra opção de restaurante que também merece o destaque por sua comida caseira e ótimo atendimento é a Cantina da Bea.

Cachoeira do Eremita

Uma das últimas atrações desse passeio em Foz do Iguaçu é a Cachoeira do Eremita. A caminhada para acessá-la leva às margens de pequenas cascatas que ficam a 95 metros do Rio Paraná.

O passeio conclui de forma espetacular com uma queda d’água de frente para o rio e a Ponte da Amizade.

Dicas de passeio

Para desfrutar da melhor experiência possível do Iguassu Secret Falls, considere seguir essas dicas.

Primeiro, leve um protetor solar. Sol não falta em Foz do Iguaçu. Apesar de você ficar em meio a mata, há vários trechos sem vegetação que proteja da sombra e dos raios solares.

Também não deixe de levar repelente. A delícia de caminhar junto aos rios, tomar banho delicioso e parar algumas vezes para descansar em locais agradáveis tem o seu preço, como encontrar insetos ávidos por sangue fresco.

É importante também não deixar de levar garrafa de água e comida para fazer um lanchinho durante as viagens. Algumas caminhadas são longas e exigem bom preparo físico para suportar o passeio sem grandes sufocos.

Ah, claro, leve roupa de banho e uma toalha.

Informações adicionais

O horário do tour completo do Iguassu Secret Falls é das 9h às 18h.

O traslado entre hotel e passeio é gratuito.

Há opções de refeições tradicionais e veganas.

Os passeios têm limite de participantes e para o percurso de dia inteiro o almoço está incluído.