Foz do Iguaçu em outubro: como aproveitar durante o mês?

Localizada no oeste do Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu recebe turistas ávidos por conhecer as famosas cataratas. Se você pretende viajar para Foz do Iguaçu em outubro, esse post é para você!

Durante todo o ano, o clima em Foz não é o que se pode chamar de confiável, por oscilar um bocado, então, geralmente se leva em conta o clima no decorrer do ano anterior para se ter uma ideia de como o tempo pode vir a se comportar.

Levando em conta que em todo mês de outubro exibe um clima mais tropical, você pode esperar uma sensação agradável no ar nesta época do ano.

Com temperatura média em torno de 25°C, tendo como base o ano de 2020 com mínimas de 22°C e máximas de 40°C, você pode contar com, pelo menos, 14 dias de temperaturas elevadas.

Então, não esqueça de usar protetor solar, óculos de sol e chapéu. E lembre-se: a terceira semana de outubro geralmente é a mais quente, então, vá se programando!

Como aproveitar Foz do Iguaçu em outubro da melhor forma?

Separamos algumas das principais atrações para curtir a cidade.

Confira as recomendações e se prepare para organizar o roteiro.

1. De barco pelas cataratas

Como na primavera pode ser que chova um pouco mais, o mês de outubro é o ideal para visitar as cataratas, já que a vazão da água nessa época é maior e a água fica menos turva, perfeito para curtir o passeio e ainda se refrescar do calor da estação.

Não tem como ir para Foz do Iguaçu e não visitar as cataratas, não é mesmo?

Na cidade, que faz fronteira com o Paraguai e a Argentina, está o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as famosas e charmosas Cataratas do Iguaçu.

O parque acolhe a mais bela e vasta biodiversidade, composta por uma variedade de espécies que representam a fauna e flora brasileiras, bem como a nossa exuberante Mata Atlântica.

Para conhecer toda essa beleza, você pode escolher fazer o passeio de barco pelas cataratas: vale todo investimento e tempo.

O passeio começa dentro da mata com um guia que conta tudo sobre a criação do parque, histórias sobre as árvores e ainda fala da importância que Santos Dumont teve para Foz.

Pegando o barco, você vai passar o rio Iguaçu e seguir até parar bem embaixo de uma das quedas d’água das Cataratas. É super emocionante e refrescante.

2. Passeio da Lua Cheia

Falando nas quedas d’água, que tal curtir as Cataratas do Iguaçu em um clima bem diferente? Nas noites de lua cheia, o Parque Nacional abre as portas para esse passeio pra lá de especial.

É importante frisar que você não vai precisar caminhar pela trilha que geralmente se faz durante o dia, para chegar até as cataratas, mas vai pegar o elevador panorâmico que leva à plataforma de observação.

Por causa da iluminação da lua cheia, as quedas d’água ficam prateadas e, em algumas noites, ainda se pode presenciar o aparecimento de um arco-íris que ocorre pela luz do luar nas gotículas de água.

Se você der muita sorte, ainda pega um céu limpo e estrelado. Já pensou? Um verdadeiro espetáculo!

3. Passeio de helicóptero para ver as Cataratas

Se você procura uma vista exclusiva das Cataratas do Iguaçu e ainda sentir aquele frio na barriga de emoção, você não pode deixar de fazer um passeio de helicóptero pelas Cataratas. O passeio dura cerca de dez minutos, mas será lembrado para sempre.

Quem oferece essa experiência única é a empresa Helisul Táxi Aéreo Voos Panorâmicos, muito séria e com profissionais treinados e uma estrutura excelente.

Não é lá muito barato, mas como já foi dito, é uma vista exclusiva e impressionante, bem de cima das imponentes quedas d’água, uma das sete maravilhas do mundo.

Para melhorar, o piloto ainda quase entra na paisagem, ou seja, é uma experiência inesquecível. Vale cada centavo.

Se tiver um extra para investir, você ainda pode pedir para sobrevoar a usina de Itaipu.

Lembrando que, se você precisar cancelar o passeio por algum motivo, precisa fazê-lo com até 24h de antecedência para conseguir o reembolso total. Mas você não vai perder essa chance, né?

4. Super Carros

Quem nunca sonhou em pilotar aqueles carros esportivos super rápidos dos filmes? Aqui você pode realizar esse sonho!

Localizado no Complexo Dreams Park Show, o Super Carros foi pensado para que os apaixonados por velocidade e adrenalina e muita emoção possam realizar o sonho de pilotar essas super máquinas.

Com a maior coleção de carros esportivos da América Latina, o Super Carros conta também com bares temáticos, simuladores, 30 carros expostos para fotos incríveis, games e modelos destinados especialmente para você dar aquela voltinha que sempre quis.

Você pode vivenciar essa experiência como condutor ou como carona, mas independente da escolha, sem dúvida, é uma aventura inesquecível só de estar em uma das máquinas mais desejadas do mundo, não é?

Para essa aventura, você pode optar dentre os modelos Chevrolet Camaro SS ou um dos conversíveis Ford Mustang 5.0, ou Porsche 718 Boxster.

Esta não é uma aventura propriamente na natureza, mas uma opção paralela que não é muito fácil de encontrar por aí.

Preparado para sentir essa emoção?

5. Aguaray Eco Esportes

Se você ama esportes, natureza e aventura, vai adorar as atividades oferecidas na Aguary Eco Esportes.

Pensada, exclusivamente, para atividades voltadas à natureza, a empresa consegue combinar esportes, meio ambiente e lazer para que você aproveite tudo o que as belezas naturais de Foz do Iguaçu têm a oferecer.

São três horas para usufruir dos rios, da fauna e flora de Foz e se aventurar pela Mata Atlântica localizada em torno do Rio Iguaçu, com atividades como canoagem, stand up paddle, banhos de cachoeira, caiaque, trilhas, caminhadas e muito mais.

Essa é uma experiência que proporciona as mais belas paisagens e atividades revigorantes para corpo e mente, além de um convite a parar e repensar no que temos feito e no que podemos fazer para preservar o nosso planeta e a nossa natureza.

Afinal, queremos que espaços como este sejam cada vez mais comuns para curtirmos e termos contato com a natureza e tudo o que ela tem de bom, não é mesmo? E que um dia não existam apenas como parques pagos e protegidos, mas como espaços normais de qualquer cidade.

6. City tour em Foz do Iguaçu

Se você está com o tempo apertado mas não abre mão de conhecer um pouco da cidade, então o City Tour em Foz do Iguaçu é perfeito pra você.

Com o Tour você economiza tempo, já que o passeio dura três horas e o ônibus panorâmico passa por importantes pontos turísticos, além de contar com profissionais trilíngues para que você curta ainda mais o passeio.

O ônibus passa por 30 pontos atrativos e importantes para a cultura da cidade. Além disso, o ônibus faz parada em 3 deles.

No centro de Foz do Iguaçu, é possível conhecer um pouco da história local como o antigo hotel Cassino, que fica perto da Marinha. Do centro, o ônibus parte para a primeira parada do passeio no Marco das Três Fronteiras.

De lá, o passeio segue até a Mesquita Islâmica. É importante atentar para a vestimenta nesse passeio, já que não é permitida a entrada com roupas curtas, decotadas, vestidos ou ombros de fora.

Para cobrir os cabelos é cedido um véu e, se preferir, você pode alugar uma vestimenta, semelhante a um vestido comprido, na própria mesquita, pelo valor de R$3,00.

A terceira e última parada é o Templo Budista, um dos maiores da América Latina. Lá você encontra um  buda de 10 metros de altura, o Buda Amithaba, a quem foi dedicado o templo.

Como o ônibus é aberto, vale ter na mochila aquela capa de chuva.

E não esqueça de ir com o celular e a câmera carregados para fotografar esses lugares incríveis.

7. Iguassu Secret Falls

Para quem curte cenários exuberantes e cachoeiras, o Iguassu Secret Falls, como o nome sugere, te leva para desbravar cachoeiras incríveis e pouco conhecidas da famosa cidade de Foz do Iguaçu.

O passeio começa com uma caminhada de 4 km por algumas trilhas, já que para chegar até lá é preciso passar por três rios locais famosos.

Mas não se preocupe, pois haverá sempre um guia para te acompanhar durante todo o percurso da caminhada, além do apoio de um veículo. Tudo para você se sentir seguro e só se preocupar em curtir o visual.

Ao longo do caminho você encontrará algumas instruções, então, fique atento a cada uma delas.

Lembrando que você estará em meio à natureza, então não esqueça do repelente, água para se hidratar, protetor solar e um lanchinho – vai que bate aquela fome antes de chegar a hora do almoço?

Ah! Não esqueça da roupa de banho e da toalha para curtir as cachoeira.

Vida noturna em Foz do Iguaçu em outubro

Como vimos aqui, Foz do Iguaçu tem muito para oferecer quando o assunto é caminhadas, trilhas e passeios nos parques.

Chega o final do dia, depois de todas essas aventuras… agora é só cair na cama e dormir, certo?

Errado! Foz tem muitas – e boas – opções para quem busca atrações para curtir a cidade à noite também. Com tantas aventuras, é fundamental que se tenha uma boa noite para recarregar as baterias, não é?

Os estabelecimentos de Foz do Iguaçu oferecem ambientes descontraídos e garantia de qualidade e tranquilidade em seus restaurantes e bares. Muitos deles ainda contam com música ao vivo para deixar a noite mais animada.

Falls Food Park

O Falls Food Park é um desses espaços com opções para todos os gostos e bolsos.

Com ambiente aconchegante e animado, tem espaço amplo e mesas estilo piquenique, além de música ao vivo de ótima qualidade.

O destaque são as combinações de hambúrgueres, mas eles também contam com uma ampla variedade de comidas como petiscos, pão com batata, açaí, culinária chinesa e japonesa, pizza e comida mexicana – sem falar nos chopes geladinhos e irresistíveis.

O ambiente também é ideal para levar as crianças, pois além de contar com comidas pensadas especialmente para elas, também há uma diversidade de brinquedos e instrutores bem preparados para você curtir seu jantar tranquilamente.

Você paga somente R$10 e a criança pode entrar e sair quando quiser.

Capitão Bar

Está num pique mais animado e quer curtir um chope artesanal?

Nada melhor para refrescar as noites quentes de outubro. Bem no centro da cidade fica o tradicional bar de Foz do Iguaçu, Capitão Bar, parada obrigatória para você.

Com um ambiente excelente, traz qualidade no atendimento prestado e refeições preparadas com todo o capricho.

O bar tem um estilo de pub e conquistou um espaço de destaque na região devido à sua simpatia e ótimos serviços. Além das bandas sem igual, o público, de idades diferentes, faz do Capitão Bar um lugar aconchegante e familiar.

Rafain Chopp

Pensando em almoçar? Jantar? Happy Hour? Pode chegar, porque no Rafain Chopp você encontra tudo: desde um menu brasileiro de grelhados até as deliciosas comidas de boteco.

O cardápio conta com pratos apetitosos e bem servidos: massas, carnes, pizzas, petiscos, drinks, chopp artesanal e cerveja, tudo com preços acessíveis.

O ambiente é espaçoso e descolado, além de contar com mesas ao ar livre.

Para os amantes dos esportes, há inclusive um telão onde são transmitidos os jogos nas quartas e domingos. Fora isso, todas as noites rola aquela música ao vivo, a partir das 19h.

Se você mora na tríplice fronteira, você pode ter o privilégio de fazer parte do Clube do Chopp.

Sendo sócio do clube, você garante os melhores descontos nos chopps. Não tem como perder!

Zeppelin Bar

Ideal para quem gosta de comidas saborosas acompanhadas de uma bom show com música de qualidade.

O Zeppelin Bar tem um cardápio variado de drinks, sanduíches, petiscos, porções e saladas. Tudo é regado a variadas cervejas bem geladas para curtir os shows ao vivo de bandas de Rock, MPB, Jazz, Pop, Blues e Reggae.

Tem opções para todos os gostos para você curtir na companhia de amigos e com preços justos, bem no centro da cidade.

Foz espera por você!

Como você viu, não faltam atrações em Foz do Iguaçu no mês de outubro – ou em qualquer época do ano, faça chuva ou faça sol. É só começar a fazer as malas e planejar esse passeio. Boa viagem!