Foz do Iguaçu com Crianças: 12 Atrações Imperdíveis para seus Filhos

Você, viajante, que está de malas prontas para apreciar os encantos de Foz do Iguaçu.Certamente é uma atração inesquecível e para todas as idades, contudo, para que você ainda possa oferecer entretenimento para as crianças que, geralmente, não param quietas, elaboramos este roteiro de Foz do Iguaçu com crianças.

Afinal, você  já deve estar imaginando aquelas maravilhosas cataratas, localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu (o lado brasileiro) e o Parque Nacional Iguazú em Misiones (lado argentino), uma cena que marca a vida de qualquer pessoa que possa presenciar..

Mostraremos algumas alternativas para que possam ficar mais tempo, apreciar lugares de família, enfim, fazer com que todos se divirtam na mesma proporção.

Também faremos indicação de hotelaria que garanta o conforto geral e proximidade das principais atrações.

Vamos lá?

Viajar com crianças: não tenha medo!

Tudo bem que o casal às vezes merece tirar um tempo e programar uma viagem só para os pombinhos. Mas Foz do Iguaçu é bem “equipada” com atrativos além do parque nacional. Sem falar que é um pecado privar qualquer pessoa da incrível sensação das cataratas do Iguaçu.

Então, não deixe seus filhos fora dessa. Além das águas, as atrações que trouxemos vão garantir que as crianças brinquem o suficiente durante o dia para deixar o casal curtir bem a noite… E aí será outro roteiro!

Além de parque temático e muita água, selecionamos um pouco de arte, cultura, ciência e natureza, tudo escolhido de um modo didático e atraente para as crianças, afinal, se estão tirando um tempo da escola, é para se divertir.

Vamos ao que interessa.

1. Trilha das Cataratas

Começando “pelo começo”, já que estamos em Foz e provavelmente você não irá dispensar as cataratas, vamos falar um pouquinho da trilha.

Se você quer curtir as cataratas, mas não está muito a fim de se molhar, a outra opção é a trilha, que pode ser uma grande aventura para crianças pequenas, que dispõe de uma vista esplêndida e panorâmica das Cataratas do Iguaçu.

Com 1,2 quilômetros de extensão, esta trilha pode ser percorrida em mais ou menos 1h30 de caminhada, sendo uma atração bem procurada no parque. O circuito é muito bem estruturado, com passarelas de concreto ou metálicas, bem servida de escadas, com descidas e acessos com trechos planos. Muito tranquila!

Ao final da trilha, quando provavelmente vai bater aquela fome, principalmente nos pequenos, vale conhecer o Restaurante Porto Canoas que tem as opções buffet ou lanchonete, além de uma vista sensacional. Depois da refeição, a dica é voltar de ônibus: é só ir até o Espaço Porto Canoas que fica na última estação.

2. Parque das Aves

O Parque das Aves é o típico lugar para se levar a criançada. Sendo uma instituição focada em preservar e apresentar aves raras e exuberantes como araras e tucanos, apresenta a diversidade e curiosidades sobre os bichanos que qualquer criança ficará de boca aberta.

Nossa Mata Atlântica é um viveiro gigante repleto de parques, que apesar de todo investimento e engajamento carecem de proteção e consciência por parte de autoridades e povo. Colocar essas ideias na cabeça da meninada é uma ótima sacada educativa, uma belíssima decisão de passeio, portanto. Elas é que vão lutar no futuro pela preservação das nossas matas.

Aves raras como a Jacutinga e o Mutum-de-Alagoas são alguns exemplos de animais encontrados lá, além de um espetáculo de revoada um bando com mais de 100 araras, conforme promete o site.

Como muitos animais foram resgatados de predadores e caçadores, o parque foi um centro de reabilitação para eles. Além das aves, moram lá também espécies de répteis, mamíferos, cobras e a flora da região também se apresenta com muito encanto.

Ingressos podem ser encontrados no valor de R$ 60,00 – crianças com menos de 8 anos pagam meia entrada e moradores de Foz pagam R$ 10,00.

O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9:00 às 16:00.

3. Dream Park Show

Este complexo de parques e atrações é um dos empreendimentos mais procurados em Foz pelos visitantes. Aqui você encontra o Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros, o Dreams Ice Bar, e o Dreams Motor Show, além da Dino Adventure e das incríveis “Maravilhas do Mundo”.

Vale a pena tirar pelo menos um dia para fazer uma visita completa ao local. Organizando bem, dá para curtir tudo numa boa, pois o parque é bem organizado.

Vamos falar um pouquinho de cada parte desse universo, para situar você bem e facilitar a escolha!

Vale dos Dinossauros

Uma trilha cheia de suspense no meio do mato é o local ideal para se sentir imerso na época dos dinos. É nesse clima que mais de 30 criaturas animatrônicas estão à espreita dos visitantes.

A maior réplica é o Giganotossauro, uma espécie que viveu pela Patagônia, no extremo sul do nosso continente. Outras réplicas fazem dessa experiência um estudo impressionante sobre a vida dessas criaturas. Com certeza, vamos ter lá: Estegossauro, Tiranossauro, Velociraptor, Pterodáctilo…

Lembra do filme “O Parque dos Dinossauros”? Pois é, a ideia é fazer todos se sentirem como se estivessem lá.

Qualquer criança fica super curiosa sobre os dinossauros. Lembrando que o Vale dos Dinossauros, estando dentro do Dream Park Show, é apenas parte deste universo com atrações para todo o dia.

Dino Adventure

Como um complemento ao Vale dos Dinossauros, o Dino Adventure é uma trilha de arvorismo elaborada com todo cuidado para que você tenha toda a vista do parque.

O arvorismo é feito em pistas em pontes de madeira construídas sobre as árvores. São 60 metros de altura, mas pode vir sem medo! Todo aparato de segurança é garantido.

Quando você já estiver acostumado à altura das árvores, ainda terá de encarar a tirolesa, numa queda de 100 metros em velocidade… o que acha? Não é obrigatório, claro, pode optar por fazer apenas o arvorismo. Mas, vamos lá: quem chega pertinho dos dinossauros não vai ter medo de uma tirolesa, né?

Lembrando que para a tirolesa é necessário ser maior de 1,20 de altura e ter menos de 95 kg, sendo 70 anos a idade limite para fazer o salto.

Maravilhas do Mundo

Esta parte do passeio é muito bacana e promete instigar a curiosidade tanto de crianças como do público adulto. A ideia do “Maravilhas do Mundo” é trazer um pouco da cultura e da arquitetura mundial, passando por várias épocas.

E como isso é possível? Primeiro, com um minucioso trabalho de transformar grandes construções como a Torre Eiffel em miniatura. Muitas maquetes estão expostas para causar a sensação de você estar diante do monumento, prédio, torre.

Coliseu, Torre de Pisa, Pirâmides, está tudo lá. Além de artefatos em tamanho real como uma cabine telefônica “das antigas” para tirar aquela foto, uma moto de colecionador, e bonecos de cera em escala natural para homenagear grandes nomes como Santos Dumont.

O maior “problema” desse passeio é que possivelmente suas crianças vão querer conhecer o mundo inteiro! Nesse caso, prepare o roteiro.

De qualquer modo, a quantidade de informação que desperta a curiosidade em estudar mais a fundo, com tanta coisa bacana exposta, é muito mais atraente do que visualizar apenas pela internet.

Dreamland Museu de Cera

Este passeio pelo mundo de personalidades da ficção e realidade, passado e presente é mais uma atração sem igual pelo país. No museu de cera você vai poder chegar pertinho de seus ídolos, como se estivesse no camarim ou no mundo deles.

Que tal uma fotinho com Thanos ou Darth Vader, segurando seu sabre de luz? Ou sentar na poltrona de Homer Simpson? Tudo é possível de ser trazido à realidade nesse museu. Variados personagens da fantasia dividem espaço: Shrek, Smeagol, E.T.

Mas também tem pessoas do mundo real: o Papa João Paulo, Obama, a família real inglesa… O trabalho de arte é minucioso e altamente profissional.

Alguns cenários estão repletos de personagens e réplicas da época, como o Saloon do velho oeste, ou um quarto macabro estilizado para causar o espanto dos filmes de terror com Jack Estripador ou Jason.

Como a lista é longa e novos itens vão sendo adicionados frequentemente, é melhor conferir e deixar um pouquinho de surpresa para a hora da visita! Não percam essa.

Dream Motor Show

Este show é para gente grande também, para deixar muito marmanjo de queixo caído, com a exposição daquelas baitas motos que fazem parte dos sonhos de muita gente. Quem nunca sonhou em sair mundo afora numa Harley Davidson?

Além de poder observar as incríveis motos estilizadas, o Dream Motor Show oferece serviço de restaurante e bar, tornando-se uma casa de show de rock a partir das 19 horas, em datas agendadas.

Enquanto assiste à banda tocar aquele rock clássico, você pode comer um petisco, lanche e beber aquela cerveja. Mesas espaçosas e bancos confortáveis no estilo Hard Rock Cafe garantem conforto com divertimento, e um som de primeira.

Dreams Ice Bar

Este bar de gelo foi construído para você poder tomar uma gelada e curtir uma atração a -15 graus de temperatura! Mas não se preocupe: A casa terá casacos e luvas para ninguém ficar encolhido. Mas não esqueça de estar vestindo calçados fechados – e calças, claro.

Tudo é feito de gelo nesse bar: desde as paredes, bancos e balcões, aos copos. Bonecos de neve por todos os cantos tornam o ambiente mais gelado e divertido. Todo mundo de casaquinho azul dançando é uma visão bastante engraçada.

São várias galerias que fazem você se sentir numa caverna de gelo. Vai um drink aí para esquentar? Lembrando que o bar também serve as crianças, com opções de achocolatados, refrigerantes e sucos.

Para quem nunca viu neve ou pelo menos esteve nas partes frias do Sul do país, pode ser uma experiência um pouco traumática, então, para ter bom aproveitamento e não sofrer de frio, é bom separar pelo menos um moletom a mais.

4. Marco das Três Fronteiras

O lugar possibilita um passeio encantador por culturas de três países, Brasil, Paraguai e Argentina, por meio de apresentações. Um dos lugares mais charmosos de Foz do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras é um passeio para a família toda.

Além da Usina de Itaipu ou Itaipu Binacional, e as famosas Cataratas do Iguaçu, na Praça das Três Fronteiras as ambientações históricas como a Vila Cenográfica das Missões Jesuíticas fazem você viajar para os séculos em que viviam os padres Jesuítas e os índios.

Um ambiente perfeito para as crianças aprenderem um pouco de história, sem perder a diversão e instigando a curiosidade dos pequenos.

5. Macuco Safari

No Macuco Safari, o passeio se inicia com uma trilha de carro com um guia que conta algumas curiosidades sobre a fauna e a flora do lugar.

Depois da trilha, é hora de pegar o barco para continuar o passeio. O barco passa bem pertinho das cataratas para você poder sentir toda aquela energia. Sem restrição de idade, as crianças pequenas também podem curtir esse passeio molhado. Falando nisso, não esqueça de levar uma capa de chuva, ou uma troca de roupa na bolsa.

6. Refúgio Biológico

Além de um passeio turístico para lá de pedagógico para as crianças, o refúgio biológico foi criado para preservar os animais e as plantas depois que o Lago do Itaipu se formou.

Sendo hoje uma referência no que diz respeito a conservação, o refúgio permite que as crianças tenham contato com a natureza por meio de trilhas que são percorridas em meio à mata onde é possível observar, atrás de um vidro, os animais nativos da região.

O Refúgio Biológico conta com mais de 960 tipos de plantas e 50 espécies de animais, entre eles serpentes, onça, quati, jacaré e muito mais.

A trilha se estende por cerca de dois quilômetros pela floresta nativa que intensifica a eficiência de aprendizado estando no meio da natureza.

7. Trem Ecológico

Aproveitando a proximidade da fronteira, que tal aproveitar um pouco mais dos passeios voltados ao ecoturismo?

O Parque Nacional Iguazú, localizado no Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), é conhecido também como o lado argentino das Cataratas.

Para um passeio pelos pontos dentro do parque você pode fazer o trajeto pelo Trem Ecológico, que passa por Circuitos Superior e Inferior, Garganta do Diabo – uma queda das Cataratas de 80 metros, Sendero Verde – ideal para um banho e Sendero Macuco.

Lembrando que Macuco é a maior das trilhas, tendo uma extensão de 7 km, contando ida e volta.

Refúgio Biológico Tatí Yupí

Um dos melhores passeios para se fazer com crianças em meio à vegetação para entrar em contato com mata nativa, aves, passeio a cavalo, um tratorzinho para conhecer o espaço e muito mais.

A entrada é gratuita, mas é preciso ter uma autorização, também gratuita, que deve ser retirada na Itaipu Binacional Centro de Recepção de Visitas e deve ser entregue na entrada do parque.

É importante lembrar que não há lanchonetes ou restaurantes no lugar, então você pode levar e usar uma das várias mesas que rodeiam o lago ou pode utilizar uma das estruturas de churrasqueiras completas do lugar.

Caso você pense em acampar no Camping que fica dentro do parque, precisa entrar em contato e reservar o espaço antecipadamente, além de precisar também de uma autorização no Centro Ambiental. Tudo para a segurança do pessoal!

8. Movie Cars Entertainment

Você já se pegou pensando em como queria estar naquele filme, pilotando aquele carro ou moto incrível em uma estrada completamente vazia? Pois no Movie Cars Entertainment você pode dar pelo menos um pouquinho de vida à sua imaginação.

O parque vai proporcionar uma experiência incrível para você e toda a sua família. Se você gosta de cinema, carros, motos e filmes, tem tudo para ser sensacional. Uma experiência mais focada em tecnologia e alguma velocidade.

Os passeios pelos cenários do parque e os veículos reais fazem você sentir como se estivesse na Disney de verdade.

A parte da gastronomia é uma viagem à parte, com restaurantes temáticos, os pratos muito bem servidos, uma apresentação impecável além de super saborosos fecham o passeio de maneira inesquecível.

9. Blue Park

O parque aquático Blue Park conta com águas quentinhas e cristalinas, que fazem deste o lugar certo para o passeio perfeito curtindo um dia de “praia” e piscina, já que está localizado acima da segunda maior reserva de água doce do mundo, o Aquífero Guarani.

O Blue Park não perde em nada para as praias “de verdade”, pois na sua praia não falta areia, correnteza ou ondas. Aliás, as ondas aqui podem chegar a até 1 metro e 20 centímetros.

Além do espaço para as crianças brincarem, o parque também conta com quiosques para os adultos aproveitarem aquele drink maravilhoso, alguns deles sem nem precisar sair da piscina, como no bar Acqua Lounge.

Os restaurantes atendem a todos os gostos, com cardápios variando de pizzas, porções, espetinhos, hambúrguer e muito mais. Tudo de bom, né?!

10. Acquamania Foz

Parque aquático fica dentro do hotel Vivaz, na avenida das Cataratas. É especial para crianças pequenas, pois na parte infantil a brincadeira fica por conta da Ilha da Fantasia, que oferece piscinas que vão de 40 cm a 130 cm, além de brinquedos para os pequenos e dos espaços para as crianças maiores.

Além disso, tem espaço com lanchonete, banheiro com duchas, armários e uma equipe muito bem treinada para atender qualquer necessidade.

O Parque Acquamania é onde adultos e crianças se deixam levar pelas fantasias fora da rotina e encontram diversão garantida durante o verão!

11. Parque Aquático Isidoro

O parque fica bem na entradinha da cidade de Foz do Iguaçu, local perfeito para se refrescar nos dias de Foz.

O lugar possui uma área de lazer bem ampla, com duas piscinas infantis com toboáguas e três piscinas com toboáguas para os adultos também. Ninguém fica de fora dessa.

Caso tenha você pensando em passar a noite, não tem problema, o parque também conta com chalés disponíveis para pernoite, além de lanchonetes, restaurantes com comidas da região e uma área verde para você curtir uma sombra no balanço da rede. Muito bom para recarregar as baterias.

12. Polo Astronômico

Se você estiver pelas redondezas da Usina de Itaipu, você não pode deixar de ir até o Polo Astronômico.

Ao fazer o passeio no Polo Astronômico, você vai aprender a usar o telescópio para poder ver o sol diretamente a partir do aparelho.

Além de usar uma máscara e um telescópio para espiar o sol, você ainda aprende a ver as horas, por meio das sombras, no relógio de sol que fica do lado de fora.

Uma parte que as crianças gostam muito é quando podem carregar meteoritos de verdade, por exemplo, para saber se têm pesos semelhantes.

Além de dinossauros, outra matéria que fascina as crianças, quase sem exceção, é os mistérios do espaço, da vida fora do planeta Terra.

No final do passeio todos assistem a um filme passado no planetário. É uma aventura de outro mundo.

Relaxe e divirta-se!

Com tanto lugar bacana para passear com a criançada, todos devem levar boas lembranças dessa viagem. A exuberância das cataratas é uma imagem que todos merecem contemplar.

Fique de olho em nosso blog para mais dicas de viagens! Você também encontrará outros artigos sobre Foz. Até mais!

Abaixo, deixamos uma pequena seção de perguntas e respostas comuns sobre o local, que pode melhor informar você.

Perguntas e respostas

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu com crianças?

O Hotel das Cataratas Belmond é o único hotel localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, de onde se pode acessar o parque antes da abertura, além de poder fazer as trilhas com tranquilidade e apreciar as cataratas sem interrupções. O hotel ainda oferece sala de jogos, piscinas, espaço kids, entre outras atrações imperdíveis.

Qual o melhor lugar para comemorar um aniversário em Foz?

Qualquer parque com amplo espaço, comidas e atrações que duram o dia todo, valem a pena para uma comemoração de aniversário. Se for apenas um encontro tipo passeio com os melhores amigos, ofereça a eles fazerem uma votação, entregando duas ou três opções.